Página Inicial‎ > ‎

Vedações Vedak


Mecanismo de vedação.

A grande variedade de funções especificas, condições de trabalho, exigências, possibilidades técnicas e econômicas, e muitos outros fatores provocaram uma grande diversificação de concepções, arranjos, tipos, modelos e materiais de vedação. Não é nosso objetivo definir aqui os diversos tipos de vedadores ou elementos de vedação. Procuramos apenas apresentar um apanhado geral do modo de operação e das aplicações dos principais tipos apresentados no site. Assista ao vídeo elementos de vedação, esse video mostra de maneira simples os principios dos mecanismos de vedação.

Elementos de Vedação

Fundamentalmente um vedador é destinado a criar vedação em determinada parte de um sistema, com o objetivo de evitar ou controlar o vazamento de fluidos. Desta forma, esse termo é considerado como a expressão mais genérica para designar peças, produtos ou outros elementos de vedação.
O vedador é geralmente entendido como uma peça de forma circular, não obrigatoriamente, seções transversais diversas e destinada basicamente a vedação dinâmica, mas eventualmente também pode ser utilizada para vedação estática. Não podemos usar o termo retentor para designar os vedadores, pois o retentor é um tipo especifico de vedador.
No vídeo abaixo apresentamos o que é vedação, como também, alguns elementos e materiais de vedações utilizados no dia-a-dia das industrias.

Sistema de Vedações


Propriedade de materiais de vedação

Para assegurar vedação consistentemente, um material deve possuir as propriedades mecanicas necessárias ao preenchimento dos requisitos funcionais de vedador projetado, devendo essas propriedades manter-se em toda a faixa de temperaturas de trabalho previstas e devendo o material ser compatível com o fluido a vedar.

Tensão de ruptura

A tensão de ruptura da simplesmente uma medida da resistência mecânica do material e, indiretamente, de sua resistência a deterioração sob tensão. Não se pode concluir, contudo, que a resistência ao rasgamento, a resistência ao fendimento ou a resistência a abrasão tenham alguma relação direta com a tensão de ruptura.
No caso  dos elastômeros, a tensão de ruptura é geralmente baixa, usualmente abaixo de 250 Kfg/cm2  e cai rapidamente com o aumento da temperatura.

Massa Especifica

Os valores típicos de massa especifica dos elastômeros situam-se entre 1,10 e 1,5 Kg/dm2 e variam de acordo com o elastômero básico, a dureza e a presença ou ausência de agentes de composição.

Resistência a abrasão

É uma importante característica de desempenho para os vedadores dinâmicos, porem de difícil determinação por métodos que não sejam puramente empíricos. A experiencia mostra que certos materiais, como a borracha natural, o poliuretano e o couro, possuem notável resistencia a abrasão, enquanto ouros, como as borrachas silicônica, podem apresentar baixos índices dessa propriedade. De um modo geral, nos elastômeros, a resistência a abrasão aumenta com a dureza para um elastômero básico e pode ainda ser melhorada pela composição. Uma boa resistência a abrasão também é frequentemente associada a uma alta resistência ao rasgamento e vice-versa.

Resistência ao rasgamento

A resistência ao rasgamento tende  geralmente a ser moderada a baixa nos elastômeros e alta nos couros e nos materiais mistos. Quanto maior a resistência ao rasgamento, menor a probabilidade de uma falha de vedador se ele for acidentalmente arranhado ou cortado, como pode acontecer na montagem. Os vedadores feitos com materiais de baixa resistência ao rasgamento, para evitar qualquer possibilidade de ocorrência desses danos.

Alongamento

O alongamento é o aumento de comprimento expresso em porcentagem do comprimento inicial e, no caso extremo, exprime o alongamento de ruptura. O alongamento permissível é a distensão que pode ser aplicada sem causar dano permanente, ou seja, quanto um vedador pode ser distendido na montagem.

Deformação permanente

Denomina-se deformação permanente a compressão ou deformação permanente a tração conforme o material esteja comprimido ou tracionado e dá uma medida da alteração permanente de uma dimensão original de um produto sujeito a essas solicitações.

Resiliência

É a capacidade de um elastômero de retornar a sua forma original quando se remove uma carga de compressão.

Aperto

Muitos vedadores simples, tais como os anéis o-ring, dependem especificamente do aperto para realizar a vedação, o que se obtém por meio de um dimensionamento correlacionado da profundidade da ranhura e do vão da folga.

Dureza

A dureza é geralmente considerada como um fator altamente significativo na especificação de um material de vedação. Basicamente a dureza mais baixa vedam mais facilmente em superfícies mais ásperas ou possuem mais adaptabilidade, embora sejam mais suscetíveis ao desgaste, a abrasão e a extrusão.