Catálogos‎ > ‎

Técnico Retentor

Retentores radiais são elementos destinados a proporcionar a retenção de óleos, graxas e outros fluidos que devam ser contidos no interior de uma máquina ou equipamento.

Para selecionar o retentor é necessário levar em consideração alguns fatores básicos: 

  • O fluido a ser vedado 
  • A velocidade de rotação (m/s), que é um produto do diâmetro do eixo e o numero de rotação por minuto (RPM) 
  • A pressão interna do sistema 
  • O nível de sujeira do ambiente externo 

Seleção de modelos e medidas para a instalação de retentores radiais para eixos conforme norma DIN 3760.

Modelo A conforme norma DIN 3760 corresponde ao nosso retentor modelo BR 

retentor

Especificação de um retentor com anel de reforço metálico revestido de borracha, para eixo do diâmetro d1 = 25,40 mm, diâmetro externo d2 = 41,28 mm, e altura d3 = 7,94 mm, elastômero de borracha nitrílica (NBR). Para atender a essa especificação a Vedak desenvolveu um sistema de classificação onde o próprio código identifica as medidas, modelo e material do retentor. 

SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO VEDAK 

Deslocando o ponto duas casas a esquerda temos:
Dim1 = 25.40 diametro do eixo, Dim2 = 41.28 diametro externo, Dim3 = 7.94 altura
sistema de classificação Vedak

Modelos Básicos de Retentores

Retentor modelo B

retentor b

É um retentor blindado, pois possui o diâmetro externo de anel metálico e outro anel metálico fechando o retentor e por possuir dois anéis metálicos é extremamente rígido. Devido a sua rigidez é uma boa opção para retentor com grandes diâmetros, entretanto por serem sensíveis a erros de montagem, exige bom acabamento do alojamento.

Retentor modelo BA

retentor ba
É um retentor blindado aberto, ou seja, possui somente um anel metálico no seu diâmetro externo que proporciona certa rigidez, mas também exige bom acabamento do alojamento, por ser sensível a erros de montagem. 


Retentor modelo BR

retentor br
 É um retentor que tem a sua blindagem revestida, isto é, o anel metálico é recoberto por um elastômero, o que lhe permite no diâmetro externo um assento estanque. É um dos modelos mais versáteis, pois não danifica o alojamento, tão pouco requer bom acabamento, alem disso tanto na aplicação quanto em estoque tem a vantagem de não sofrer ataque por corrosão.



Retentor BG

retentor bg


O retentor modelo BG tem as mesmas características do modelo B somada a um guarda-pó, um lábio de de proteção contra sujeira e pó abrasivo.


Retentor BAG

retentor bag
O retentor BAG tem as mesmas características do modelo BA somada a um guarda-pó, um lábio de de proteção contra sujeira e pó abrasivo.



Retentor BRG

retentor brg

O retentor BRG tem as mesmas características do modelo BR somada a um guarda-pó, um lábio de de proteção contra sujeira e pó abrasivo.


Os retentores modelos básicos que comercializamos, tem a seguinte especificação: 

  • Dureza padrão 70 shore A; 
  • Anel metálico de aço SAE 1010/1020; 
  • Mola helicoidal: 
  • Pressão < ou = 2,0 kg/cm² 

Os retentores são aplicados em movimentos rotativos de motores, redutores, veículos automotivos, mancais, maquinas agrícolas, laminadores e numa infinidade de maquinas e equipamentos.

MATERIAIS ELASTOMÉRICOS

Para o bom desempenho dos retentores, é de extrema importância, na especificação do seu material, que o mesmo seja compatível com o fluido a ser vedado e que a temperatura de trabalho não ultrapasse os valores admissíveis.
É importante lembrar que, nos retentores, o lábio de vedação recebe um acréscimo de temperatura provocado pelo atrito entre o lábio e o eixo.
Os códigos de elastômeros que trabalhamos estão de acordo com as Normas ISSO 1629 e DIN 3761

NBR – BORRACHA NITRILICA

As borrachas nitrílicas formam a família de elastômeros nitrílicos com a característica de baixa variação de volume (inchamento) em óleos, graxas e solventes derivados de petróleo, quando comparados com as borrachas de uso geral. Material normalmente utilizado para maquinas e equipamentos industriais. Tem como propriedades físicas: boa resistência a abrasão, ao rasgamento e a deformação a frio. Propriedades químicas: excelente para trabalhar com óleos minerais e outros derivativos de petróleo, graxa, água e uma serie de produtos químicos. Limites de temperatura de -35º C a +110ºC.

FPM – FLUORELASTÔMEROS

O FPM mais conhecido comercialmente como viton, marca registrada da Du Pont, tem como propriedades físicas: excelente resistência a abrasão e ao rasgamento. Com relação às propriedades químicas: apresenta excelente resistência às altas temperaturas e aos produtos químicos, menos os solventes do tipo cetona, éster, etc. Limite de temperatura-23ºC a +260ºC

EPDM - BORRACHA ETILENO-PROPILENO

A principal aplicação do EPDM é para sistemas que trabalham com água ou vapor. Tem como propriedade física boa resistência a abrasão e como propriedades químicas, excelente resistência a ozona, as intempéries, ao calor, ao vapor e a produtos químicos polares. Não resiste aos solventes aromáticos, aos óleos minerais e aos derivados de petróleo. Limites de temperatura -45ºC a +175ºC.

MVQ - ELASTOMEROS SILICÔNICOS

A principal vantagem desse material está em sua capacidade de reter flexibilidade a baixas temperaturas e suportar altas temperaturas sem endurecer-se. Tem como propriedades físicas, baixa resistência a abrasão e ao rasgamento. Pelas suas propriedades químicas não é recomendado para hidrocarbonetos, querosene parafina óleos minerais e vapor. Limites de temperatura -80ºC a 260ºC.

VANTAGENS DO SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO VEDAK

Utilizando o sistema de classificação de retentores da Vedak é possível identificar a similaridade dos retentores, isto é, através do nosso código é possível cruzar com os códigos de qualquer fabricante. O importante para os compradores, engenheiros, projetistas e usuários é saber qual é o diâmetro do eixo, o diâmetro externo, altura, modelo e material do retentor, convertendo esses dados para o nosso sistema de classificação, obterá uma serie de vantagens no planejamento de compras, tais como:

  • Padronização do catalogo de produtos para compra; 
  • Facilidade na busca de produtos; 
  • Facilidade na comparação de preços; 
  • Facilidade na analise de consumo; 
  • Redução de custos; 
  • Eliminação de itens duplicados.